sexta-feira, 1 de abril de 2011

Prefeito de Osasco empossa Inspetores da Guarda Civil Municipal

Na terça-feira, 29 de março, o prefeito Emidio de Souza e o secretário de Segurança e Controle Urbano, José Amando Mota, deram posse a 21 inspetores da Guarda Civil Municipal de Osasco. Essa é a primeira turma formada pelo concurso interno de acesso ao cargo de inspetor, que se tornou possível por meio da Lei Complementar nº 137/2005, que criou o Plano de Cargos, Carreira e Salários da Guarda Civil Municipal. O evento aconteceu no Espaço Cultural Grande Otelo e reuniu autoridades e familiares dos novos inspetores.

A solenidade de diplomação foi iniciada com a fala do comandante da Guarda Civil Municipal de Osasco, Gilson Menezes. Citando Martin Luther King, com seu sonho por uma sociedade justa, e o General Douglas MacArthur, um heroi norte-americano da Primeira Guerra Mundial, comparou o sonho e a visão desses grandes homens da história à concretização do ideal de valorizar o servidor público de Osasco. “O prefeito Emidio teve visão e ação para mexer com a cidade. Vemos diariamente seu esforço no sentido de engrandecer a auto-estima dos servidores”, afirmou.

José Amando Mota destacou a recuperação da Guarda Municipal durante a gestão Emidio. “Herdamos a GCM completamente sucateada – e fomos capazes de recuperá-la. Começou em 2005, com a assinatura de uma lei que criava o Plano de Cargos, Carreira e Salários. Aquele momento era o começo de um grande plano para valorizar o servidor’, apontou. Após 250 horas de aula, os 21 guardas civis aprovados se formaram. “Esse é um legado que o prefeito Emidio está deixando”, continuou. “Prefeito, parabéns pela visão de futuro e pela sabedoria para comandar Osasco e tornar o município uma referência”, finalizou.

O orador da turma, Rildo Hernandes Freire, falou sobre a trajetória da turma e da felicidade em se tornar inspetor. “Nesse momento, atravessamos um momento histórico e sublime. Foi-se o tempo em que os cargos de chefia eram sorteados. Graças à Prefeitura e ao comandante Gilson, que não medem esforços para nos valorizar, hoje estamos nos tornando inspetores”, enfatizou.

Em seguida, Emidio assinou o livro que dá posse aos inspetores.

Em seu discurso aos formandos, o prefeito homenageou o ex-presidente José Alencar, que havia falecido horas antes. “Essa solenidade traz tristeza e alegria. Tristeza pela perda de um grande homem e exemplo de figura pública, que nos ajuda a ter orgulho do Brasil”, afirmou.

Mas o momento também era de alegria: “Hoje alcançamos um marco, e nenhuma tristeza substitui esta alegria. Quando assumi, a GCM era despreparada e desmotivada. Havia passado por várias secretarias. Hoje, sem que houvesse qualquer tipo de interferência política, vejo vocês se tornando inspetores.”, orgulhou-se.

“Minha gestão busca valorizar e recuperar a auto-estima do servidor público. E é nesse sentido que vou trabalhar até o último dia do meu governo”, afirmou. Ele também anunciou que, em breve, Osasco vai contar com Bases Móveis tocadas pela GCM. Esse é mais um modo de elevar a responsabilidade da Guarda e de beneficiar a população.

Em seguida, para finalizar o evento, o prefeito entregou a insígnia e a carteira funcional ao primeiro colocado no curso, e José Amando fez o mesmo com o segundo colocado.

Na ocasião, também estiveram presentes o secretário de Governo, Jorge Lapas; a diretora do Departamento de Recursos Humanos e presidente da Comissão do Concurso de Acesso, Dra. Régia Gouveia Sarmento; o Comandante Geral da Guarda Civil Municipal de Vargem Grande Paulista, Deocleciano de Moraes; o diretor do Instituto de Criminalística de Osasco e região, Dr. Nicolau Constantino e o professor do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos, João Alexandre.



Departamento de Comunicação Social
Telefones: (11) 3652-9456 / 3652-9520
Jornalista: Ana Clara Gaspar
Fotografia: Romulo Fasanaro Filho
Diretora: Emilia Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário