segunda-feira, 14 de março de 2011

Inicia o curso de capacitação para Classe Distinta da GCM/SP


Como parte do Concurso de Acesso à Classe Distinta (CD) da Guarda Civil Metropolitana começou hoje (14/03), às 10 horas, na Faculdade Cantareira, no Belém, zona leste da cidade, O Curso de Formação de Classe Distinta, com palestra do Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana, Joel Malta de Sá. Ele abordou o tema: "O papel do Graduado para a Instituição Guarda Civil Metropolitana" aos 260 aprovados (29 mulheres e 229 homens) na segunda fase da primeira etapa do concurso público de acesso, realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana em janeiro de 2011. Na aula Magna, o comandante - geral da GCM discorreu sobre as responsabilidades e atribuições que o cargo exige, além de explicar o significado das insígnias que os aprovados irão receber, no final deste concurso. "Os senhores serão educadores e os líderes da tropa e isto exige discernimento e muita responsabilidade. Não esqueçam nunca disto", concluiu.

De acordo com o Decreto 51.506/2010, o concurso público, foi aberto para o preenchimento de 310 vagas, sendo 217 masculinos e 93 femininos e foi programado para ser realizado em duas etapas, a primeira - com duas fases - consiste nas provas (objetiva e de redação) e no curso com 440 horas/aula de caráter eliminatório e a segunda na avaliação de títulos. Para se candidatar ao concurso público de acesso, os interessados tiveram de preencher as seguintes exigências previstas no edital: Ser titular do cargo de 1º classe há, no mínimo três anos e não ter cometido mais de cinco faltas injustificadas nos últimos doze meses ou mais de dez, durante 24 meses.

O curso de capacitação para Classe Distinta tem uma grade curricular com matérias de Administração Pública e Estrutura da SMSU, Direitos Humanos e Ações Preventivas, Relações Sociais, Legislação Penal, Direito Constitucional, os Programas da GCM, Procedimentos Operacional Padrão, Postura e Atitude, Atividade Física e Qualidade de Vida e atividades pedagógicas (palestras, treinamentos com convidados e visitas a outras instituições). Os alunos aprenderão ainda Técnicas Operacionais com o aprendizado do uso de armas não Letais, tiro defensivo de proteção à vida, pelo Método Giraldi e técnicas de defesa e imobilização – mãos livres e com tonfa, entre outras matérias.

A Guarda Civil Metropolitana tem hoje 237 Classes Distintas e com o concurso de acesso realizado pela pasta este ano, o quadro será de 497 homens.

Estiveram presentes à cerimônia, além do Comandante Geral da GCM, Joel Malta de Sá, o Chefe de Gabinete, Paulo César Franco, representando o secretário Municipal de Segurança Urbana Edsom Ortega, o presidente do Conselho das Guardas Municipais Gilson Menezes, comandante da GCM de Osasco, o diretor de marketing e professor da Faculdade Cantareira, Roberto José Pinto e o Coordenador Geral do Centro de Formação, Flávio Domingos Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário