quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Secretaria de Segurança Urbana de São Paulo forma auditores e consultores organizacionais internos

Com a certificação, os profissionais estão aptos para realizar consultoria no Programa de Qualidade da Secretaria nas áreas administrativas e operacional. As técnicas são baseadas na "Quality School", de Philip Crosby (USA), que auxiliam na operacionalização de sistemas de gestão de qualidade das empresas.
O encerramento do Curso de Formação de Consultores e Auditores Organizacionais promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por intermédio do Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU), em parceria com Instituto de Pesquisa, Ensino e Consultoria Técnica em Segurança Pública Municipal (IPECS), aconteceu na manhã de hoje (21/12).

O coordenador geral do CFSU, prof Flávio Domingos Rosa enfatizou que a cerimônia de encerramento do curso traz novas metas e abre horizontes para a Secretaria e a Guarda Civil Metropolitana. "Os primeiros auditores líderes são essenciais para o progresso do sistema de qualidade da administração", afirmou. De acordo com ele, esta capacitação e o investimento constante na qualificação profissional dos servidores garantem o reconhecimento de prestadores de serviço com qualidade e eficiência.

Para o orador da turma, inspetor Adelson de Souza, Chefe da Central de Telecomunicações da GCM, a iniciativa da Secretaria é transformar esta valiosa ferramenta em beneficio dos munícipes da cidade de São Paulo por meio da atuação da GCM.

Os primeiros colocados

Os Inspetores Rodolfo Reis Samarzaro, Ricardo Franco de Melo (ambos da Superintendência de Planejamento - SUPLAN), receberam das mãos do Secretário Edsom Ortega, o Certificado e a proposta de Cronograma do Programa de Qualidade no âmbito da SMSU. Paulo Rogério de Souza (Inspetor Chefe da Câmara Municipal)foi o segundo colocado e a Inspetora Fátima Aparecida Santos Coelho, da Superintendência de Operações foi a quarta colocada e primeira entre as mulheres. Os Professores Roberto Cysne e Regina Célia Labadeza, especialistas em qualidade e integrantes do corpo docente foram homenageados na solenidade.

O Secretário Edsom Ortega destacou o avanço da gestão na qualificação dos servidores traçando um paralelo das ações e conquistas obtidas à frente da Pasta

* Sensibilização dos servidores da importância do ensino e aprendizado ao longo da carreira - 14 mil horas de treinamento em 2010, em relação às 5.400 horas/aula em 2006;

* Mais alunos capacitados: de 2.600 (há quatro anos) para 7.200 servidores em 2010.

* Melhoria continua da qualidade dos serviços prestados nas unidades da SMSU

"O cronograma espelha o desafio que temos em torno das iniciativas do Programa de Qualidade implantado em todas as unidades com vistas à transformação dos servidores." Para finalizar, Ortega indicou aos novos
auditores, o livro Teoria Z, do autor William G. Ouchi. A obra traz experiências sobre o sucesso organizacional e os desafios para atingir suas metas, motivação, como definir o papel de cada pessoa dentro da instituição atrelado ao trabalho em equipe.

Avaliação

O chefe de Gabinete e Coordenador do Núcleo de Qualidade, Paulo César Franco, definiu as diretrizes para o aprimoramento do Programa dentro de cada ação especifica da pasta. "Identificar e corrigir o que não tiver adequado, é mais do que "mudar, é transformar" todo um processo.

Também prestigiaram a cerimônia, o Comandante em exercício da GCM, Inspetor Francisco Maurício Marino, o Secretário Geral do IPECS, Sérgio de França Coelho, o Consultor Ambiental, Enock Cavalcante, Comandantes Operacionais, as Superintendentes e Inspetores Chefes de Unidades da GCM. A Banda da Guarda Civil Metropolitana, regida pelo Inspetor Maestro Renan Gomes Luiz, encerrou a cerimônia com o Hino Nacional.

Sobre o Curso

A capacitação do Curso de Formação de Consultores e Auditores Organizacionais teve início em 19 de outubro de 2010 e contemplou 80 servidores da Secretaria de Segurança Urbana (Guarda Civil Metropolitana, Defesa Civil, Corregedoria, Junta do Serviço Militar e Gabinete). Após esta certificação os formandos estão aptos a auditarem e sistematizarem o processo de gestão do Programa de Qualidade no âmbito das unidades da SMSU. O grupo terá como meta o acompanhamento e supervisão de todo o sistema de qualidade da secretaria e seus aplicativos, bem como assimilar os indicadores de atendimento. Com um total 80 horas/aula, a grade curricular buscou reforçar o aprendizado sobre os principais métodos que deverão ser aplicados no ambiente interno da organização, tais como: Projeto Aplicado, Formação de Indicadores de Atendimento - Projeto Aplicado, Desfazendo Barreiras, Normatização do Sistema da Qualidade/ Manual da Qualidade; Normatização do Sistema da Qualidade (NBR ISO 9001), Auditores Internos e Auditorias Internas, Apresentação do aplicativo para o SGQ (SGE), 5S - Sua ação agora sistematizada e Considerações Finais sobre a 1º Auditoria Interna a ser programada pela SMSU.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário