sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Secretaria de Segurança Urbana de São Paulo divulga Brasão da Guarda Ambiental

A Cerimônia aconteceu no Espaço Serraria, - Parque do Ibirapuera

Nesta quarta-feira (24/11) a Guarda Ambiental da GCM, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo, teve seu Brasão anunciado fazendo referencia ao animal símbolo da cidade de São Paulo. A solenidade foi realizada em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente que também divulgou o resultado da eleição do animal símbolo da Cidade de São Paulo, a onça suçuarana - escolhida pela população com 16.164 votos.

A Cerimônia aconteceu no Espaço Serraria, - Parque do Ibirapuera. Estiveram presentes os Secretários Municipais Edsom Ortega (Segurança Urbana) e Eduardo Jorge (Verde e do Meio Ambiente), a Diretora da Divisão de Fauna da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, Vilma Clarice Geraldi; o Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana, Joel Malta de Sá, inspetores Chefes Regionais da Guarda Ambiental, autoridades, e mais de 50 crianças pertencentes a Emei Clarice Lispector, além de freqüentadores do Parque do Ibirapuera.

O Secretário Edsom Ortega agradeceu o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, pela parceria com a Guarda Ambiental. Ortega enfatizou a importância das crianças, a quem chamou de o futuro do Brasil, para ajudar na preservação do Meio Ambiente. "A Guarda é protetora e ágil para preservar e recuperar as áreas ambientais da cidade de São Paulo, tal qual a onça parda".

Para o comandante - Geral da GCM, Joel Malta de Sá, "É mais uma conquista e um orgulho para nossa corporação. Destaco aqui o trabalho do inspetor Chefe Superintendente, Moacir Urban Sorrentino, Inspetor Chefe Regional, Marcos Bazzana Delgado e o GCM 1º classe Edsom Marques Moreira, responsáveis pela criação deste símbolo". Malta detalhou aos presentes o significado de cada detalhe do brasão que, a partir de agora, fará parte do fardamento da GCM Ambiental.

Heráldica do Brasão (simbologia)
O primeiro brasão da Guarda Ambiental de São Paulo tem a imagem da onça parda, animal símbolo da Cidade e que representa rapidez, vigilância sempre atenta as nossas matas;
Contempla o mapa do município de São Paulo, ladeado pelas estrelas de cinco pontas representando os quatro pontos cardeais;
A cor azul, ao fundo, representa o céu do dia da cidade de São Paulo;
Na parte superior do brasão, a figura de uma árvore à beira das águas, com a cor verde ao fundo que representa a flora e os mananciais;
E o escudo, um filete na cor verde.

O Secretário Eduardo Jorge agradeceu as organizações e as crianças pela parceria na preservação do Meio Ambiente. De acordo com Jorge, "a cidade de São Paulo é a primeira do País que está alinhada com o plano mundial de proteção da Biodiversidade, conforme os Protocolos de Kyoto e Nagoya.

Guarda Ambiental - Operação Defesa das Águas Criada em 2007, com o intuito de apoiar a Operação Defesa das Águas - um convênio entre o Estado e a Prefeitura da cidade de São Paulo para proteger e recuperar as áreas de mananciais, ambientais e de interesse público -, a Guarda Ambiental conta com um efetivo de 540 guardas.

Em três anos de atividade, a Guarda Ambiental realizou mais de 5.325 desfazimentos e 8.174 ocorrências nas áreas de proteção ambiental de manancial, nas Zonas Leste, Sul e Norte.

A corporação faz uso de viaturas, motos e vôos de helicóptero, em apoio aos fiscais da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e das Subprefeituras da cidade de São Paulo.

A Guarda Ambiental também está presente em mais de 70 parques municipais, através de rondas diárias em mais de 114 perímetros prioritários nas áreas mais vulneráveis a crimes ambientais.

Para denúncias e sugestões, o munícipe pode ligar no telefone GCM 153.

Texto - Glaucia Arboleya
Colaboração: Ivonete Pereira e Fátima Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário