sexta-feira, 3 de setembro de 2010

HOJE É DIA DO GUARDA CIVIL

Dia do Guarda Civil


Soldados da guarda civil atuando contra torcida organizada de futebol

No dia 03 de setembro comemora-se o dia do Guarda Civil, os profissionais que cuidam da segurança do povo.
A guarda civil do Brasil é composta por aproximadamente trinta e nove mil policiais, (INFORMAÇÕES DA ÉPOCA DA CRIAÇÃO DO ARTIGO) espalhados em todo o território nacional, garantindo, além da tranquilidade das famílias, os bens, serviços e as instalações dos municípios.
É uma área profissional sob a responsabilidade das prefeituras municipais, sendo que pode existir variação nas Leis que regem as corporações, uma vez que são pautadas em Leis estaduais. A criação da guarda civil municipal é dever da câmara de vereadores de uma cidade, sendo o maior objetivo manter sua segurança pública local.
Mas as normas que regem as competências dos policiais civis aparecem também estabelecidas através da Constituição Federal de 1988, além dos Regimentos Internos das próprias corporações, que ao final tem os interesses agregados à proteção de todos.
Os serviços prestados pelos guardas estão diretamente ligados à população, como ronda, vigilância, patrulhamento, proteção e defesa dos cidadãos. Além disso, protegem ainda suas habitações, os comércios, tudo aquilo que envolve a sociedade civil de um modo geral, além das edificações públicas e outros patrimônios.
Estão presentes na organização do trânsito, nas seguranças das escolas e bancos, em serviços de proteção à mulher, tanto na violência doméstica e sexual, combate às drogas, guarda ambiental, etc.
Os soldados da guarda civil desenvolvem trabalhos preventivos, repreensivos e ostensivos, podendo autuar em flagrante delito, passando por grandes riscos em relação à sua própria proteção, em sua própria vida.
São eles que seguem bandidos nas ruas, lidam com casos de roubos e assaltos, combatem o contrabando de objetos e animais, mantendo contato direto e rendendo os infratores da lei.
Esses profissionais devem ser tratados com respeito e atenção de todos, pois lutam para preservar a ordem nas cidades, a boa qualidade de vida dos cidadãos.
Lembrar da data e cumprimentar os policiais em seu dia será uma forma de retribuir toda a dedicação de seu trabalho.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

2 comentários:

  1. Chefe Bazzana,

    A foto é muito infeliz, não retrata, ou pior, destoa do conteúdo do texto.

    ResponderExcluir
  2. Caro Pereira,

    Trata-se da reprodução fiel da matéria contida no Portal Brasil Escola.

    ResponderExcluir