terça-feira, 3 de agosto de 2010

Secretaria de Segurança Urbana promove mais uma etapa do curso da Escola de Comando da GCM/SP

Neste final de semana (31/07 e 01/08), a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), reuniu 200 Inspetores da Escola de Comando da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, para um curso prático de competências estratégicas.


O encontro, que aconteceu num Hotel do centro de São Paulo teve o objetivo de capacitar e integrar os graduados na área da segurança pública. "Este trabalho é inovador, ele é o primeiro workshop de planejamento estratégico específico para os comandantes de uma Guarda Municipal no Brasil", comentou o secretário Edsom Ortega, responsável pela abertura das atividades.

Segundo o secretário, o workshop é uma "oportunidade de contar com especialistas para partilhar e incorporar conhecimentos para todos aqueles que exercem postos de comando e chefia ou que podem assumir postos de comandos, além de propiciar oportunidades de vencer as mais diferentes situações do cotidiano da corporação".

Os 200 participantes foram divididos em 40 grupos, para que montassem um planejamento estratégico de uma Guarda Municipal. "Tudo isso é realiza do dentro de uma realidade construída, com dados e referencias que refletem o dia a dia.

Aqui eles puderam colocar a mão na massa, lidar com a pressão de traçar estratégias em curto prazo e fazer funcionar", explica o professor JorgeTassi, contratado pelo Centro de Formação em Segurança Urbana.

Dentro das técnicas utilizadas nas etapas de planejamento, os alunos trataram da definição da missão da corporação, os valores que permearam o trabalho, identificaram as potencialidades, fraquezas, ameaças, oportunidades, definiram uma visão de futuro para a guarda municipal; estabeleceram objetivos estratégicos, indicaram e descreveram planos táticos para atingir cada um deles; elaboraram planilhas com ações, prazos, responsáveis, recursos disponíveis, elaboraram uma "árvore de problemas" e uma de "soluções", dentre outros, formatando o planejamento estratégico da Guarda estudada, que será avaliado pela Escola de Comando.

Durante as atividades do final de semana foram também escolhidos os temas para os trabalhos de conclusão desta etapa do curso da Escola de Comando a partir de temas sugeridos pelo comando da GCM, Centro de Formação e Secretaria de Segurança, receberam orientação técnica para elaborarem o projeto de pesquisa sobre os temas, que contribuirão para conquistarem a graduação em curso de Pós-Graduação, objetivo da Secretaria e do Centro de Formação, dirigido pelo professor Flavio Rosa. Além dos inspetores da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, estiveram presentes no curso como convidados integrantes do comando das Guardas Municipais das cidades de Osasco, Guarulhos, Barra Mansa (RJ), Curitiba (PR), São Luiz do Maranhão (MA) e Embu.


Texto: Patrícia Schiaveto

Contribuição: Lucas Agrela 

______

Nenhum comentário:

Postar um comentário