sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Guarda Civil Metropolitana ganha mais 163 novos GCMs


O Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU), órgão vinculado a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, promoveu nesta sexta-feira (06/08), às 10h30, no Estádio do Pacaembu, a cerimônia de formatura de 163 novos guardas civis metropolitanos. Estes GCMs já fazem parte da ampliação do efetivo da corporação, que em setembro formará mais 60. Atualmente, a corporação conta com 6.800 servidores.


O curso, que teve duração de 600 horas/aula, possui em sua grade curricular matérias como Direitos Humanos, Trânsito, Linguagem de Sinais (libras), Estatuto da Criança e Adolescente e do Idoso, Violência Doméstica e Portadores de Necessidade Especial, instrução operacional, programa de proteção ao cidadão, tiro defensivo com vistas à preservação da vida e atendimentos emergenciais. Os GCMs foram especialmente capacitados com vistas aos seis Programas da GCM: Proteção Escolar, Proteção Ambiental, Controle do Espaço Público e Fiscalização do Comércio Ambulante, Proteção aos Agentes Públicos, Proteção ao Patrimônio Público e Proteção as Pessoas em Situação de Risco.

O Centro de Formação em Segurança Urbana, gerenciado pelo coordenador Flávio Paulo Domingos Rosa, é o órgão gerenciador da política de ensino da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, responsável pela capacitação e promoção dos servidores atuantes na área, em especial os GCMs.

Para o secretário de Segurança Urbana, Edsom Ortega, a Prefeitura investe na capacitação e no desenvolvimento dos GCMs como uma das principais prioridades. Entre os cursos suplementares ministrados pelo CFSU estão os de Qualificação Profissional (EQP), Táticas Operacionais Defensivas (sem uso de arma de fogo), utilização de espargidor (gás-pimenta), Capacitação Turística (como o apoio da Spturis e do SENAC), Línguas (Inglês e Espanhol), entre outros. Neste ano, também foi iniciado o curso da Escola de Comando, voltada aos inspetores com cargo de comando ou que podem assumir comando e chefia. Para o Comandante Geral da GCM, o primeiro de carreira, Joel Malta de Sá, é sempre uma alegria participar destas cerimônias : "Esses momentos me fazem relembrar toda a minha história, além da oportunidade que tenho de incentivar os novos GCMs a seguirem a carreira” .

Subcomandante da GCM - Inspetor Regional Marino; Comandante Operacional Centro - Inspetor Rubens Trapiá; Superintendente de Planejamento - Inspetor Regional Sorrentino; Comandante da GCM - Inspetor Regional Malta e Superintendente de Operações - Inspetor Regional Álamo


Nenhum comentário:

Postar um comentário