segunda-feira, 30 de agosto de 2010

5 MINUTOS COM O GESTOR

Intensivo Setembro

Recado 1: Muitas Prefeituras necessitam conhecer o link abaixo e elas ganharão muitíssimo ao enviar 2-3 participantes. Assim, telefone para o RH daquela Prefeitura que conhece, e envie-lhes este link, proporcionando aos colegas de outras Secretarias de Segurança o desenvolvimento da cidadania, ao gerar um sistema de gestão da qualidade dirigido à população: http://www.orgplural.org/page_1282830421609.html 

Vamos ousar ?

Recado 2: Lamentavelmente somos, via de regra, maus professores. Maus porque pregamos a mediocridade, inibimos a audácia, coibimos o risco, desestimulamos a galhardia. Ser medíocre é ser comum, mediano, modesto, despretensioso. Ser medíocre é estar seguro, ainda que não se esteja bem. Ser medíocre é fruto natural de nossa cultura e de nossa tradição.

Empregados sem Empregos

Nossas escolas de ensino fundamental privilegiam uma alfabetização metódica, padronizada, enquadrando nossas crianças num plano bidimensional. São ao menos oito anos de estudos sem estímulo à criatividade e à ousadia. Depois, quem pode gasta uma soma considerável num terapeuta ou num curso de especialização para instruir aquele garoto a traçar linhas curvas e não apenas retas, a misturar cores quentes e frias, a experimentar outras formas geométricas, a unir nove pontos alinhados três a três com apenas quatro retas.
O ensino médio, por sua vez, produz exércitos dotados de baionetas com as quais assinalarão “x” dentre cinco alternativas possíveis para, aí sim, ingressando no chamado ensino superior, compor uma legião de empregados para um mundo sem empregos. A própria estrutura de ensino incentiva a subserviência, seja por intermédio do método expositivo de aulas, seja através do respeito incólume às hierarquias, seja por meio dos trabalhos de conclusão ou estágios supervisionados, sempre focalizados em grandes organizações e com conteúdo discutível.
Nosso modelo de ensino não instiga o pensar. História é para ser decorada, e não entendida. Matemática é para se aprender por tentativa e erro, e não por tentativa e acerto. Português tem muitas regras, não se sabe para quê, “não é mano” ?
Recado 3: Creio que a Escola de Comando da GCM de São Paulo pode evoluir como um Centro de Saber, desenvolvendo uma série de atividades que sejam oriundas da palavra “ urbana”. Público-alvo ? Os alunos de escolas municipais de São Paulo.
Abolimos as aulas de Educação Moral e Cívica porque eram uma herança dos tempos da ditadura, ao invés de modernizarmos seu conteúdo. O resultado é que hoje não se sabe mais cantar o Hino Nacional, o qual só é ouvido em jogos de futebol ou quando somos agraciados com alguma façanha de Guga ou outros esportistas. Foi-se embora o culto ao patriotismo e ao amor ao verde-amarelo. Foi-se também a oportunidade de se ministrar um pouco de ética e responsabilidade social.
Recado 4: Seria interessante ver alguns GCMs visitando escolas para ensinar nosso hino nacional, e falar sobre a GCM ...

Mediocridade Ensinada

A mediocridade ensinada nas escolas acaba permeada em nossas vidas sem que nos apercebamos disso. Nossas organizações correm o risco de se tornarem  medíocres porque não têm o gene do empreendedorismo, especialmente o empreendedorismo de oportunidade, aquele que agrega valor, que produz riqueza, que gera empregos, qualificados e de forma sustentada. Falta-nos a ousadia para adotar novas práticas, da remuneração variável ao horário flexível, da gestão compartilhada à participação nos resultados.
Recado 5: A experiência da iniciativa privada pode ser útil às GCMs. Não para uma adoção direta, mas para uma adaptação inteligente. Exemplo disto: A sistematização da qualidade.
A mediocridade ensinada congela nossos ímpetos corporativos, impedem-nos de investir em nossas próprias idéias, de acreditar em nossos mais castos ou ambiciosos sonhos. O risco, palavra derivada do italiano antigo risicare e que significa nada menos do que “ousar”, deixa de ser uma opção, deixa de ser um destino.
A mediocridade ensinada se mostra presente em nossas vidas pessoais, exacerbando nossa timidez, trazendo consigo a hesitação por uma palavra, por um abraço amigo, por uma conquista mútua. Tempera relações sem usar sal ou pimenta, adota a monotonia e culpa a rotina.
Recado 6: Guardas Municipais são exceção, não passam pela “Mediocridade Ensinada”. Assim, podem contribuir com a mudança, podem auxiliar as Secretarias de Educação, levando a estas os temas que lhes faltam sobre Segurança Pública e Urbana.

Pílula Azul ou Vermelha?

Vivemos numa nação na qual, mesmo após 500 anos, a terra ainda devolve com fartura tudo o que nela se planta. Não somos vitimados por catástrofes naturais. Somos dotados de grande simpatia e predisposição ao trabalho. Então, por quê sermos medíocres?
O que nos impede de reproduzir em larga escala a criatividade de nossa publicidade, a inteligência de nosso design, a beleza de nossa moda, a eficiência de nossa agroindústria de soja, a ousadia de milhões de pessoas que teimam em manter-se vivas com um punhado de reais ao longo de todo um mês?
Ou a vida é uma aventura ousada, ou não é nada. Do contrário, não vivemos, apenas vegetamos. Como em “Matrix”, podemos tomar a pílula vermelha, esquecer tudo isso, e tratar o ensino com objetivo exclusivo de satisfazer estatísticas, empenhados em reduzir índices de evasão e elevar taxas de escolaridade. Mas podemos optar pela pílula azul, e incentivar a escola democrática, substituir a forma desinteressante e desatrelada da realidade de educar pelo estímulo ao “servir à comunidade”, à curiosidade e encorajar o aprendizado ao invés do ensino porque ousadia é uma forma de ser e não de saber.
Recado 7: Associe-se ao Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Executivos, traga sua Experiência e vamos juntos visitar escolas ...
Roberto Cysne
·        Químico Industrial, DSc, PhD
·        Consultor Organizacional
·        Philip Crosby Quality School – Instructor
Roberto Cysne
Químico Industrial, DSc, PhD
Consultor Organizacional
Philip Crosby Quality School – Instructor
Cel.: 13-97752148
Site: www.orgplural.org
Skype: cedeppe
www.twitter.com/orgplural

Nenhum comentário:

Postar um comentário