sábado, 12 de junho de 2010

Comandante da Guarda Municipal de Osasco faz palestra em escola de pós-graduação da PM


O Inspetor Gilson Menezes, comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco, proferiu, no dia 1 de junho, uma palestra no CAES (Centro de Altos Estudos em Segurança), unidade que integra a Escola de Pós-Graduação da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Falando para uma platéia com cerca de 40 oficiais de 4 Estados (São Paulo, Sergipe, Paraíba e Rio de Janeiro), formada por majores  que são alunos do programa de doutorado em Ciências Policiais, Segurança e Ordem Pública da instituição e ainda por tenentes-coronéis e coronéis, o comandante foi um dos expositores do tema Polícia e Comunidade em Sociedade Democrática.

“Quero registrar o tratamento altamente respeitoso que recebi dos oficiais, tendo muita tranqüilidade para abordar assuntos que puderam fazer enormes contrapontos, como por exemplo  a falta de  informações à população sobre os processos disciplinares apresentados pela PM, que dificulta que o cidadão tenha acesso com facilidade a esses dados”, explicou.

No evento, ele também debateu a visão da Polícia Militar sobre a regulamentação das guardas municipais que é um assunto ainda não muito bem visto pela PM, e propôs que a instituição passe a ser mais preventiva, dando mais ênfase à prevenção do que a pronta resposta. “Creio que a corporação está muito pesada e necessita ficar mais leve e ágil”, completou.

Já no próximo dia 16, o comandante participa, em Recife, do II Seminário “ O Município no Sistema Único de Segurança a convite  do Ministério da Justiça, com o tema  “Marco regulatório das guardas municipais”, da qual vão participar 150 secretários municipais de segurança e 50 comandantes de corporações. “Nossa meta, nesse evento, é debater junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública  e com os gestores presentes a criação de um marco regulatório para todas as guardas do país, com normas de padronização e atuação”, relata.

Departamento de Comunicação Social
Telefones: (11) 3652-9456 / 3652-9520
Jornalista: Erica Charkani Celestini
Diretora: Emilia Cordeiro
e-mail: imprensa@osasco.sp.gov.br

3 comentários:

  1. O COMANDANTE GILSON MENEZES É UM HOMEM PREPARADO AO LONGO DE SUA CARREIRA PARA A FUNÇÃO DE COMANDO E ALTA DIREÇÃO, JÁ TIVE A OPORTUNIDADE DE ESTAR COM O MESMO EM ALGUNS EVENTOS DE EVERGADURA NACIONAL E OUVIR SUAS PALAVRAS, SEMPRE EM DEFESA DE NOSSAS CORPORAÇÕES.

    PARABENS PELA PALESTRA EM ALTO NÍVEL PARA A OFICIALIDADE SUPERIOR DAS CITADAS POLICIAS MILITARES, DIANTE DE EXPOSIÇÕES DE PESSOAS TÃO BEM QUALIFICADAS COMO O COMANDANTE GILSON MENEZES, OS TEMORES CERTAMENTE VÃO CAINDO POR TERRA.

    INSP ELVIS DE JESUS
    COMANDO DA 7ª INSPETORIA GCM
    SJCAMPOS SP

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Inspetor Menezes
    Suas ações demonstram que a capacidade e conhecimento não é não deve ser restrito a um cargo ou patente ou ainda instituição. O conhecimento adquirido e transmitido nas suas diferentes formas concretizam os ideais de nossa instituição e mostram com clareza que a competencia e eficiencia podem e devem mudar o que é imposto por aqueles ditos " especialistas " os quais apenas defendem seus interresses, apoiados por politicos que beiram a ignorancia quanto tratam com o segmento de segurança pública. Exemplos como este nos levam a acreditar que há possibilidade de mudanças e nos norteiam pelo caminho que devemos seguir. Deus te abençoe e continue dando forças para prosseguir.
    Abraços
    Alexandre Muniz Amaral
    Inspetor GCM São Paulo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Inspetor Menezes, é com grande satisfação que acompanho sua evolução profissional, e é um prazer ter trabalhado contigo e nós formarmos em vários cursos juntos, um forte abraço do seu brother Inspetor Acad

    ResponderExcluir