sexta-feira, 28 de maio de 2010

Associação de Inspetores das Guardas Municipais participa da Solenidade de Formatura do Curso de Classes Distintas no Centro de Formação em Segurança Urbana da Cidade de São Paulo.


Novo distintivo do Curso de Formação de Classe Distinta instituído pela Ordem Interna n.º 003/COMANDO/2010 - Diário Oficial da Cidade, página 1.

O Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), promoveu, nesta sexta-feira (28 de maio), às 10h, a Cerimônia de Formatura dos alunos da I turma do Curso de Classes Distintas Turma 2010 da Guarda Civil Metropolitana.
Foram 29 Classes Distintas que se formaram. A solenidade aconteceu no Pátio do CFSU, localizado na Avenida Ariston de Azevedo, 64, Belenzinho, e contou com a presença do Secretário Municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega, do Comandante-Geral da GCM, Joel Malta de Sá, do Coordenador Geral do Centro de Formação em Segurança Urbana, Flávio Paulo Domingos Rosa, do Subcomandante Geral da GCM Francisco Maurício Marino, do Superintendente de Planejamentos Moacyr Urban Sorrentino, do Superintendente de Operações Dalmo Luiz Coelho Álamo, de todos os Comandantes Operacionais e a maioria dos Comandantes de Inspetorias Regionais. Contou ainda com o corpo docente e discente da Instituição, autoridades, formandos, familiares e parceiros da GCM.
Com uma carga horária de 300 h/a, o Curso Específico de Capacitação para Classe Distinta atendeu a Lei nº 13.768, de 26 de janeiro de 2004, que dispõe sobre a organização do Quadro da Guarda Civil Metropolitana – QGC da Prefeitura da Cidade de São Paulo e que instituiu o atual plano de carreira, teve o intuito de capacitar o aluno para desempenhar com eficiência, destreza e competência, as atividades pertinentes à função de Classe Distinta. A principal atribuição é desenvolver habilidades voltadas para a área operacional dentro dos Programas Prioritários (Programa de Proteção Escolar, Programa de Controle do Espaço Público e Fiscalização do Comércio Ambulante, Programa de Proteção ao Patrimônio Público, Programa de Proteção ao Agente Público, Programa de Proteção Ambiental, Programa de Proteção a Pessoas em Situação de Risco) e Apoio à Defesa Civil, além de padronizar conduta, postura e atitude na prestação de um serviço com qualidade ao cidadão.
Para o Coordenador do CFSU Flavio Domingos Rosa “Este momento é de fundamental importância para a história da GCM-SP, pois se formam mais líderes Classes Distintas que são o elo entre o Comando e a tropa, formados com uma dinâmica moderna, preventiva e comunitária. Todos atuarão com ênfase na proatividade e na gestão de qualidade do serviço público, visando a garantia do bem-estar social, da proteção da vida humana, do patrimônio e do meio ambiente”, disse o coordenador.
Segundo o Secretário Municipal de Segurança Urbana Edsom Ortega todos os profissionais capacitados pelo Centro de Formação são direcionados para ações dentro da legalidade e da garantia dos Direitos Humanos. “A secretaria direciona investimentos no sentido de mais acesso destes servidores aos diferentes processos de ensino e aprendizagem, reforça Ortega.
Para o Comandante Joel Malta de Sá, a formatura dos novos graduados é um ganho para GCM, pois, serão mais interlocutores atuando a serviço da população, além de estreitar ainda mais o diálogo entre os Inspetores e a tropa. Além disso, destacou a importância do apoio de todos os Vereadores da Câmara Municipal no sentido de aprovarem futuras proposituras de valorização da Instituição, principalmente a questão salarial, que aguarda pela conclusão dos trabalho por parte do Executivo, para só então serem encaminhadas para aprovação do Leguslativo.  
A formação, a capacitação e o aperfeiçoamento dos profissionais da GCM-SP acompanhou os avanços no ramo do conhecimento e fazendo uso de técnicas inovadoras que permitirá à GCM-SP ser referência no contexto de Segurança Urbana, no país.

Texto baseado em publicação contida no portal da Secretaria de Segurança Urbana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário