sábado, 6 de março de 2010

Coronel Giraldi responde ao Inspetor Bazzana sobre a função das Guardas Municipais na Segurança Pública

Ao publicar o artigo do Coronel PM Nilson Giraldi sobre "Segurança Pública e Polícia" lhe escrevemos perguntando sobre o fato de ter deixado de mencionar as guardas municipais naquele contexto. Muito atencioso o Coronel Giraldi nos respondeu. Veja abaixo nosso questionamento e a resposta:

________

Caro Coronel Giraldi,

Embora o Senhor tenha deixado de mencionar o importante trabalho que vem sendo desenvolvido pelas guardas municipais, e a sua fundamental importância nesse processo de construção da cultura de paz, acolhendo vossa intenção de divulgar o conteúdo de seu trabalho, por sinal, bastante proveitoso, tomamos a liberdade de publicá-lo no blog: http://associacaodeinspetores.blogspot.com/
 
Aproveito a oportunidade para convidá-lo a comentar um artigo de minha autoria denominado A visão limitada de pessoas limitadas ao promover "Segurança Pública" publicado no blog: Os Municipais http://osmunicipais.blogspot.com/


At.



Marcos Bazzana Delgado
 
---------- Mensagem encaminhada ----------


De: Giraldi giraldi2@uol.com.br


Data: 6 de março de 2010 11:18


Assunto: Re: "SEGURANÇA PÚBLICA E POLÍCIA" - spm


Para: Marcos Bazzana Delgado inspetorbazzana@gmail.com



Cc: Nilson Giraldi giraldi2@uol.com.br




Caríssimo Dr. Bazzana



Muito obrigado pela sua manifestação espontânea, objetiva e necessária relacionada à “Segurança Pública e Polícia”.

Em virtude de me encontrar no México, com meu trabalho (sempre de forma gratuita) serei rápido nas minhas colocações relacionadas aos seus questionamentos:-

1. A matéria ”Segurança Pública e Polícia” não foi por mim elaborada apenas para o Brasil, mas para o mundo;



2. Em virtude do meu trabalho junto à “SENASP”; “CICV”; “DDHH”; “Polícia Comunitária Internacional”; certos setores da ONU; polícias e organizações nacionais e internacionais; etc.; o termo por mim usado “polícia” abrange todas elas, incluindo PC, PM, GCM, agentes penitenciários que, com muita razão, querem a denominação de “Polícia Penal”, Polícia Ambiental; Polícia Científica; Polícia Legislativa; Polícia Executiva; etc.



3. Aqui no exterior, por exemplo, eles não entendem o termo “polícia militar” usado no Brasil (nem eu; é por isso que, em São Paulo, possivelmente, com muita lógica, seja alterado para Força Pública. “Polícia militar” refere-se à polícia das FFAA, como a PE, etc.).



4. Portanto, guardas civis municipais estão incluídas no termo “polícia” por mim usado, pois elas são polícias, como as outras citadas.



5. E sendo “polícia” pertencem à última barreira do time da Segurança Pública, que é o “goleiro”.



6. Nosso trabalho não trata do “goleiro” (da polícia na qual as GCM estão incluídas, mas dos outros jogadores que constituem o time da “Segurança Pública”, como, por exemplo, “Combate às causas da violência e da criminalidade”; “Justiça em todos os sentidos”; “Investimentos sociais e educacionais”; etc;



7. Assim, nosso trabalho não visa destacar o importante trabalho desempenhado pelas GCM (que são polícias), nem o importante trabalho desempenhado pela Polícia Legislativa, pela Polícia Penal, pelas PC, pelas PM, pelas Polícias Florestais, e outras, pois não analisei o “goleiro” (a “polícia”), mas os outros jogadores do time da segurança pública sem os quais o goleiro não tem como atuar (jogar).



8. E, ao final do nosso trabalho encerro com a frase:- “E o que falta à Polícia Brasileira, em especial à Polícia Militar, para melhor servir e proteger a sociedade e seus próprios integrantes?”



8.1. Essa resposta já está pronta, mas apenas o relacionada à PM. Caberá às outras polícias, incluindo as GCM, desenvolver as suas respostas. Seria uma falta de ética muito grande eu fazê-lo.



9. Esclareço que tenho carinho especial pelas GCM. Mantenho contato direto com a maioria delas. Ministro cursos e palestras para boa parte delas, de forma gratuita. As últimas onde estive com meu trabalho são a:-



9.1. GCM-Vitória-ES (o senhor poderá fazer contato com ela através do Inspetor Renato Louzada Reis – o qual eu chamo de “filho” e ele me chama de “pai” e procurar saber a meu respeito – rlreis@vitoria.es.gov.br);



9.2. GCM-São José dos Campos-SP (o senhor poderá fazer contato com ela através do Inspetor Elvis de Jesus – o qual tambem chamo de “filho” e ele me chama de “pai” e procurar saber a meu respeito – gcmelvis@gmail.com;



9.3. GCM-Serra Negra-SP (o senhor poderá fazer contato com ela através do Inspetor Marcelo Boccato – o qual também chamo de “filho” e ele me chama de “pai” e procurar saber a meu respeito – marceloboccatopm@hotmail.com)



9.4. GCM-Cachoeiro do Itapemirim-ES (o senhor poderá fazer contato com ela através do Inspetor Salvador e procurar saber a meu respeito – juniorssp@hotmail.com);



9.5. E outras.



10. Tenho feito por GCM do Brasil, de forma gratuita, muitíssimo mais do que o senhor possa imaginar. E também estou à sua disposição para fazê-lo na sua, gratuitamente. Mas primeiro consulte os inspetores retro mencionados para saber o que acham disso.



Atenciosamente.



Giraldi



PS:- Há três pequenos anexos; por favor, leia-os. os três, e muitos outros são da minha lavra e responsabilidade, todos tambem aplicáveis às GCM.*
 
* Os artigos anexos serão postados oportunamente, após autorização do autor.

2 comentários:

  1. Um belo gesto de reconhecimento do referido Cel.,ocorre que se as Guardas por estarem inseridas no artigo 144 da Constituição junto as Polícias Estaduais e Federais,devem ter os mesmos requisitos e méritos das demais....
    Afinal não existe outra forma de prisão que não seja flagrante delito ou mandado judicial,e as Guardas tem efetuado excelente trabalho no combate à criminalidade conforme prescreve a Lei...

    ResponderExcluir
  2. Quero aqui nesse nosso espaço publico externar meus sinceros agradecimentos a pessoa do Senhor Coronel Res. PM Nilson Giraldi, hoje sou Instrutor de Tiro Defensivo na Preservação da Vida "Método Giraldi", curso que fiz sob supervisão direta desse ilustre Policial Militar, Oficial de nobre estirpe, eu juntamente com mais cinco GCM fomos recebidos na sede do CPI/4 em Bauru e alí ficamos alojados por cinco dias, tendo instruções diárias do "Método Giraldi", posso afirmar categoricamente que o zelo e a atenção do Senhor Coronel Giraldi e de sua equipe foram excelentes, ensinaram tudo o que estava previsto no extenso curriculo do "Método Giraldi", eu, Inspetor Elvis de Jesus, Inspetor de GCM e toda a Corporação da GCMSJC agrademos o empenho do Senhor Coronel Giraldi em nosso favor, eu o trato como PAI, porquê é assim que me relaciono com esse nobre Oficial de Polícia Militar, e da mesma forma recebo o carinhoso tratamento de FILHO, fica aqui minha admiração, meus sinceros respeitos e o compromisso de passar adiante os ensinamentos recebidos no ano de 2007 do Senhor Coronel PM Nilson Giraldi e sua equipe de profissionais.

    ResponderExcluir