quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

GCM/SP - Curso Escola Superior de Comando terá início em 1 de fevereiro



O Curso Escola de Comando, que terá início em 1/02, foi regulamentado pelo decreto 51041/2009 e portaria 470/2009 da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, publicados, respectivamente, em 20/11 e 01/12.

O Curso é destinado ao aperfeiçoamento e qualificação para os integrantes da Guarda Civil Metropolitana que possuem cargos de Comando e Chefia.

O objetivo é possibilitar aos comandantes as noções de planejamento estratégico e a forma de lidar com adversidades complexas da cidade de São Paulo.


Haverá uma aula inaugural do curso, a aula magna, que acontecerá na próxima sexta-feira (29/1), das 14 às 22 horas; no Edifício Matarazzo – 7º andar. A duração do curso é de seis meses (de 1/02 a 31/8) e acontecerá das 8h30 às 18 horas, no Centro de Formação em Segurança Urbana e na Escola de Formação do Servidor Público Municipal.

Além disso, o CFSU fez parcerias com outras Polícias, permitindo, assim, que uma parte da carga horária seja ministrada na Escola Superior da Polícia Militar. A freqüência nas aulas deverá ser de 80 por cento e a nota de corte, sete.


A participação dos alunos convocados é obrigatória (a lista está disponível em
 http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/seguranca_urbana/guarda_civil/arquivos/Relacao_dos_Participantes.pdf

A convocação foi realizada de acordo com os seguintes critérios: ser inspetor regional ou inspetor, possuir nível superior, estar no exercício de suas funções no início do
curso, ocupar cargo de comando ou chefia, substitutos imediatos das chefias (ATOs), inspetores que já ocuparam cargo de ICR (devidamente designado), inspetores que já substituíram chefias, inspetores que compõem as equipes operacionais/ administrativas nas unidades consideradas prioritárias quer por sua localização ou por complexidade e antiguidade no cargo. Para a realização do curso é necessário que os participantes estejam fardados.


A “Escola de Comando” possuirá três módulos: de formação de comando, em duas fases, sendo a primeira fase de pelo menos 300 horas; de capacitação continuada, anual, de pelo menos 50 horas, para os aprovados no curso de formação de comando; e de capacitação específica, dirigido a determinados cargos em comissão que necessitem conhecimentos técnicos especiais para o exercício da função.

O Centro de Formação em Segurança Urbana (CFSU) é responsável pela elaboração do currículo, conteúdo disciplinar, carga horária, número de alunos por turma dos módulos, critério objetivo de seleção dos alunos e critério de avaliação de aprendizagem e dos instrutores; bem como as ausências nas aulas, de comum acordo com o Comando da Guarda Civil Metropolitana e com os membros do Conselho Acadêmico do CFSU.
O CFSU ministrará o curso “Escola de Comando” anualmente para os integrantes da GCM que preencham os requisitos necessários para nomeação nos cargos de provimento em comissão da Guarda Civil Metropolitana em suas Unidades e terão prioridade os que já ocupam estes cargos.

As disciplinas serão ministradas no Centro de Formação, Escola do Servidor Público Municipal, em universidades ou entidades da área de segurança e capacitação.

A aprovação no Curso Escola de Comando poderá ser considerada como requisito adicional, aos previstos na legislação pertinente, para fins de indicação para nomeação de cargos de provimento em comissão da Guarda Civil Metropolitana. Os primeiros colocados receberão premiação.

De acordo com o secretário Edsom Ortega é importante investir na formação dos líderes. “As chefias precisam estar sempre atualizadas para que possam executar suas tarefas com maior precisão e qualidade, e pretendemos que no futuro, cursar e ser aprovado por esta "Escola de Comando" passe a ser requisito legal para quem pretenda assumir posto de comando e chefia, qualificando assim cada vez mais as atividades da GCM em favor da nossa população”, comenta.

As Secretarias Municipais de Gestão, Subprefeituras, do Verde e Meio Ambiente, Especial de Direitos Humanos e a Polícia Militar estão apoiando o curso.

A grade curricular do curso, o cronograma das turmas e a lista dos participantes estão disponíveis no site da secretaria:


Para mais informações, entre em contato com o Centro de Formação por meio do telefone: 2292-8077.
_
Fonte: S.M.S.U/ NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário