sábado, 5 de dezembro de 2009

Integrantes da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo visitam a Guarda Municipal de Curitiba/PR


Na última Quinta e Sexta-Feira integrantes da GCM/SP estiveram na cidade de Curitiba/PR visitando a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Defesa Social. Também esteve presente no encontro de sexta-feira o Comandante Geral da GCM/SP Joel Malta de Sá e o Secretário de Segurança Urbana de São Paulo Edson Ortega.




O encontro teve como finalidade a troca de experiências que podem ajudar a aprimorar as ações de segurança urbana desenvolvidas por ambas as cidades.

A cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná, é hoje umas das mais desenvolvidas em termos de segurança urbana.


Inspetor Ewander, Inspetor Regional Álamo, Inspetor Celso - Comandante da GM de Curitiba, Inspetor Bazzana, Inspetor Ademir, Inspetora Lawrence e Inspetor Paulo

Alguns pontos interessantes que foram levantados em relação aos progressos alcançados pela Guarda Municipal de Curitiba são:

- O efetivo da Guarda Municipal de de aproximadamente 1.800 integrantes, praticamente igual ao da Polícia Militar naquela cidade;

- A população é de aproximadamente 1.800.000 pessoas e a Guarda Municipal tem 01 GM para cada 1.000 moradores;

- A Guarda Municipal tem apenas três níveis na carreira: Guarda Municipal, Supervisor e Inspetor;

- A Guarda Municipal paga horas extras aos seus integrantes, o que possibilita que o guarda faça o "bico" na própria instituição;

- A cidade possui sistema de monitoramento controlado pela Guarda Municipal;

- O Banco de Dados e o sistema de controle da GM é todo informatizado, com tecnologia de última geração;

- A Cidade possui um Centro Integrado de Ações Estratégicas;

- Na cidade quase não são encontrados moradores de rua, menores em situação de risco, comércio informal, ambulantes ilegais e situação de desordem urbana;

- Todas as escolas municipais possuem ao menos um GM fixo no policiamento;

- Existem policiamentos a pé, com viaturas de duas e quatro rodas, e de bicicletas;

- Por causa das boas condições de segurança da cidade, há locais em que os guardas podem trabalhar apenas portando armas não letais;

- Os índices de readaptações e licenças médicas da Guarda Municipal é quase zero;

- Quase todas as unidades possuem academias onde os guardas têm o direito de fazerem duas horas de atividades físicas em horário de expediente;

- A associação de representantes de classe goza de bom relacionamento com o Comandado Geral e tem sua sede instalada nas dependências da Guarda Municipal.



Inspetor Regional Malta - Comandante da GCM/SP e Inspetor Celso - Comandante da GM de Curitiba 
_________________




Inspetor Bazzana - GCM/SP  e o amigo blogueiro Inspetor Frederico - GM Curitiba




Ao centro o Guarda Municipal Recco - Presidente da Associação dos Guardas Municipais de Curitiba

__ __





Ao centro o Deputado Federal pelo Estado do Paraná Affonso Camargo, um parlamentar querido pelos guardas municipais porque luta pela aprovação da PEC 534/02
__ __
 





Trabalho de Prevenção - Almanaque com história em quadrinhos para mostrar para as crianças a importãncia da atuação da Guarda Municipal



Unidade de Operações Especiais da GM - Curitiba


 


Espaço recreativo para integrantes da Guarda Municipal se confraternizarem - A Guarda Municipal de Curitiba dispões de um rancho com churrasqueira e campo de futebol para os momentos de recreação


Umas das Centrais de Monitoramento da GM



Inspetor Airton - GM Curitiba; GCM/SP - Inspetor Regional Álamo, Inspetor Ademir, Inspetor Aldo, Inspetora Lawrence, Inspetor Paulo, Inspetor Bazzana e Inspetor Ewander.


 
GCM/SP Dionízio - nosso motorista



13 comentários:

  1. Muito bom, novos conhecimentos que poderiam ser aplicados aqui em SP!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria. É assim que podemos evoluir; através das boas experiências de nossos semelhantes, temos muito a aprender.

    ResponderExcluir
  3. Legal trocar esperiência com outras Guardas, porem nem precisavam ir tão longe, pois, qualquer recruta de nossa Guarda, saberia dizer que tipo de incentivo espera da administração.
    Quanto as estrategias de policiamento e controle do espaço público, não podemos comparar SP a Curitiba. Somos o estado mais rico do pais e por isso mesmo o mais desigual. A atual situação de nossa cidade em relação aos ambulantes vem de muitos anos e esta ligada diretamente a falta de emprego, o que não é problema de Guarda Civil nenhuma e sim das três esferas de governo. A corrupção, a indiferença, a desigualdade, a incompetência, a falta de comprometimento e etc, são as raizes do problema nos três niveis de governo e nem as Guardas e as pm's podem sozinhas resolver a questão.
    DIAS

    ResponderExcluir
  4. A interação é muito importante para funções e politicas das GCMs. A GCM de Curitba pode ser um espelho para a nossa no que tange os benificios sociais mostrados e a estrutura. Que a visão politica e estrategica da GCM de São Paulo podem ser melhoradas. A visita do nosso Secretário e do nosso Comandante ampliem ainda mais objetivarem a valorização humana dos nossos GCMs.

    Sou GCM de São Paulo

    ResponderExcluir
  5. Tudo diferente a GCM de São paulo
    Por isso da resultado

    ResponderExcluir
  6. O intercambio de experiencia é muito bom qem sabe
    implatamos mais coisas boas na nossa corporação,e abandonamos as...

    ResponderExcluir
  7. O fundamental nesse relacionamento,que a nossa GCM não se desvie das funções para as quais elas foram criadas em Lei.Exerça à fiscalização,mas não se esqueça do:patrulhamento escolar (ja foi primicia nossa)canil-importante auxiliar no policiamento;Mediação-Apoio imediato nas fiscalizações em termos de tumulto.A Guarda Civil Metropolitana tem muitos atributos,só falta reativá-los em prol da população paulistana tão carente de SEGURANÇA.

    ResponderExcluir
  8. Senhores: este link mostra a nossa belissima Central de video monitoramento, portanto não precisamos copiar nenhuma tecnologia de ninguem quero dizer que nosso comandate tem que se orgulhar desta magnifica corporação e de nossos valorosos homens e mulheres.

    GCM f Izabel de SP



    http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/cetel1_1257799599.jpg

    ResponderExcluir
  9. Muito boa materia,será que o nosso digninissimo secretario seria capaz de auxiliar a nossa corporação com boas ideias,como a de nossos irmãos de Curitiba;a gcm de SP quer ser valorizada pelo SR.Tambem somos eleitores e nossas familias e nossos vizinhos e nossos amigos e amigos dos amigos so para lembra-los.Agradeço desde ja atenciosamente GCM de SP Ir Republica 25 de março.

    ResponderExcluir
  10. Interessante, para crescer é preciso olhar primeiro os defeitos, e na GCM/SP é o que não falta. Legal ver a GM/PR dar uma aula de segurança pra SP. abraços a todos irmãos que tão na rua.

    ResponderExcluir
  11. Eu acredito na mudança, venha como ela vier. Copiada, inspirada ou modificada. A mudança vêm de cada um de nós. Não existe solução pronta ou mágica, este ou aquele secretário, este ou aquele prefeito. Existe muitos inimigos e contrários, as vezes em nossas próprias fileiras que não acreditam, e assim perdemos muito de nosso espaço. Pois, que essa viagem, traga algo de proveitoso, além das belas fotos e da interação pessoal, motivada e selecionada para estes ou aqueles. Mais do meros representantes desta Guarda, vocês são aqueles que devem por em ação algum "start" da mudança, fazer acontecer. Não acreditamos mais em intenções, pois a cabeça do homem só ele próprio adentra e sabe. Espero mais do que isso aqui, pois senão, aposentadoria especial será nossa única esperança, e isso é triste. Ação prática e menos politica já!

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente só mostraram para vocês o que queriam que vocês vissem. Curitiba não é segura como pensam e os guardas trabalham desarmados porque o comando não fornece armamento, há coisas boas, mas na matéria mostra-se uma guarda dos sonhos que não existe na realidade, prova disso é estamos entrando em greve na segunda dia 22. Perdemos 6 companheiros ano passado em serviço pelas péssimas condições para trabalhar, não somos exemplo para ninguém, o que vcs viram foi o marketing de Curitiba em ação, nada mais, uma ilusão.

    ResponderExcluir
  13. boa tarde meu nome é Marco antonio e sou do guarujá e procuro um grande amigo Inspetor Edson da guarda civil de são paulo gostaria de conseguir contato com ele se alguem souber onde ele anda por favor me avise nos servimos em 1986 no cpor/sp meu email é guerreiropirata2@hotmail.com desde já obrigado e parabens a guarda.

    ResponderExcluir