quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Relembrando - Integrantes da GCM/SP recebem Medalha MMDC da Associação dos Veteranos da Revolução de 32

Foto: Ulisses/Imprensa/SMSU


No dia 23 de maio de 2009, no Mausoléu do Soldado Constitucionalista de 32, o Inspetor Chefe Superintendente Marcus Rós Moreira e o Inspetor Espedito Marques, da Superintendência de Planejamentos receberam a Medalha MMDC.
Tradição e cultura
A Medalha MMDC, criada e oficializada em 14 de maio de 1962, visa homenagear as pessoas que prestaram algum serviço relevante à sociedade de São Paulo ou à Revolução de 32.
Todos os anos, nesta data, são escolhidos, pelos membros da Sociedade Veteranos de 32, civis e militares para receberem a honraria.
Para alguns historiadores, o dia 23 de Maio é o dia da eclosão do Movimento Constitucionalista. O povo de São Paulo entra em confronto com integrantes das forças federalistas e quatro jovens morrem pela causa: Euclides Bueno Miragaia (o mais velho, com 31 anos), Mario Martins de Almeida, Dráusio Marcondes Filho (o mais novo, com 14 anos), e Antonio Américo de Camargo Andrade: MMDC.
A partir daí a luta armada foi intensificada pelas ruas da cidade. Ao contrário do que se pensa, o povo paulista lutava pela Constituição do País, e não pela autonomia do Estado perante a Nação.
Entre os 32 homenageados estavam policiais militares, civis e Guardas Municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário